1. Perguntas Gerais
  1. No tempo previsto de entrega são considerados os feriados e fins de semana?
  2. Para que destinos posso enviar com o Envio Expresso?
  3. Qual é o limite de peso para os serviços Envio Expresso?
  4. Posso enviar dois pacotes com a mesma etiqueta de envio?
  5. Como é que o Envio Expresso escolhe a transportadora que realiza o envio?
  6. Posso enviar quaisquer produtos com o Envio Expresso?
  7. Posso fazer o pedido por telefone?
  8. Quais são as formas de pagamento?

2. Apoio ao Cliente

  1. Qual o horário de Atendimento ao Cliente?
  2. Para informações, é melhor contactar telefonicamente ou utilizar a ajuda on-line?
  3. Qual é o tempo de resposta através da ajuda on-line?

3. Problemas com transporte

  1. Como posso saber o peso da encomenda que pretendo enviar?
  2. O que é o peso volumétrico ou volume?

4. Recolha e Entrega

  1. Como posso cancelar uma encomenda depois de ter sido pago e confirmado?
  2. Que faço se desconheço o código postal da entrega?
  3. O estafeta pode recusar-se a recolher a minha encomenda?
  4. Eu posso escolher a hora da recolha?
  5. O estafeta não recolheu a minha encomenda. Que devo fazer?
  6. Se a minha encomenda excede o tamanho ou peso, é entregue?
  7. Preciso entrar em contacto com a transportadora após submissão da encomenda?
  8. O destinatário não recebeu a encomenda, que devo fazer?
  9. Qual a cobertura do seguro da minha encomenda?

5. Acondicionamento

  1. É necessário embalar o produto que pretendo enviar?
  2. Existe alguma recomendação sobre embalagem de encomendas?

6. Perdas e Danos na Encomenda

  1. O que devo fazer se a encomenda for entregue danificada?
  2. Devo assinar a entrega de uma encomenda se estiver danificada?
  3. Como posso pedir uma indemnização por perdas ou danos de encomendas durante o transporte?
  4. Qual é o prazo para fazer uma reclamação?
  5. É necessário conservar a embalagem no caso da encomenda chegar danificada?
  6. O que é preciso para fazer uma reclamação?
  7. Quem pode fazer uma reclamação?
  8. Qual o tempo estimado até que a minha reclamação esteja resolvida?
  9. Em que circunstâncias uma reclamação poderá não ter êxito?

7. Expedição Internacional

  1. Para que destinos posso enviar com o Envio Expresso?
  2. O que é União Europeia (UE), e que países pertencem?
  3. Eu tenho que fazer uma entrega fora da União Europeia. Que documentos devo anexar?
  4. Tenho que pagar taxas alfandegárias ao enviar uma encomenda?
  5. Como devo descrever a encomenda na fatura comercial?
  6. Qual o valor a colocar na encomenda?
  7. Qual é o limite de peso para encomendas internacionais?
 
1. Perguntas Gerais
 
No tempo previsto de entrega são considerados os feriados e fins de semana?
O prazo de entrega tem em conta apenas os dias laborais (dias úteis) de segunda a sexta-feira. Por exemplo: Um envio nacional ou internacional com um prazo de entrega de 48 horas, recolhido na quarta-feira só será entregue na segunda-feira, visto que, para efeitos de trânsito, os sábados e domingos não são considerados dias úteis.
Simule o seu envio no comparador e no resultado da pesquisa irá visualizar, mediante o tempo restante de agendamento do envio, qual a data prevista de recolha e data estimada de entega.
 
Para que destinos posso enviar com o Envio Expresso?
Poderá realizar envios nacionais e envios internacionais.
Saiba todos os destinos através da ferramenta de comparação de preços na página principal. Clique aqui.
Visualize aqui a lista de destinos para envios nacionais.
Consulte aqui a lista de destinos para envios internacionais.
 
Qual é o limite de peso para os serviços Envio Expresso?
Para destinos ibéricos, o peso máximo depende de cada serviço e empresa de transporte. Apenas como orientação considere de 30 a 35 Kg por encomenda. Para envios internacionais normalmente o peso máximo é de 50 Kg por encomenda.
Para saber o limite faça uma simulação no comparador pois varia consoante o destino e transportadora. Simule aqui.
 
Posso enviar dois pacotes com a mesma etiqueta de envio?
Não. Cada encomenda deverá apresentar o seu próprio documento de entrega/etiqueta.
É possível o envio de dois ou mais pacotes de uma só vez, mas cada um deverá ter a sua etiqueta.
Adicione mais um volume no simulador clicando no ícone verde com o simal de "+".
 
Como é que o Envio Expresso escolhe a transportadora que realiza o envio?
É você que escolhe a empresa de transporte. Faz parte da nossa lista de transportadoras parceiras, a Rangel, a TNT, a UPS e a MRW. Nós oferecemos a possibilidade de selecionar entre os serviços de transportadoras de encomendas urgentes com a melhor reputação e os melhores preços.
 
Posso enviar quaisquer produtos com o Envio Expresso?
Não! Consulte a Lista de Produtos Proibidos e Restritos para saber quais os artigos que não são permitidos. Tenha em conta que o envio de qualquer encomenda prevista na nossa lista de produtos proibidos, infringe os nossos Termos e Condições e é da sua inteira responsabilidade não podendo reclamar em caso de dano, perda ou respetivas implicações legais.
 
Posso fazer o pedido por telefone?
Somos especializados em envios pela web – por esse motivo os nossos preços são tão baixos. O nosso website está estruturado de modo que a sua encomenda seja realizada de forma fácil. Poderá também recorrer aos nossos contactos caso pretenda esclarecer alguma dúvida.
 
Quais são as formas de pagamento?
Aceitamos os seguintes modos de pagamento: Multibanco, Cartão de Crédito (Visa e MasterCard) e PayPal. 
 
 
2. Apoio ao Cliente
 
Qual o horário de Atendimento ao Cliente?
O nosso horário de atendimento ao cliente é das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
 
Para informações, é melhor contactar telefonicamente ou utilizar a ajuda on-line?
As informações quer através da ajuda on-line, quer através de e-mail são mais rápidas e mais baratas que via telefónica. Ao pedir uma informação on-line dá-nos tempo para recolher mais dados acerca do seu tipo de envio ou questão, permitindo que prestemos um serviço mais eficiente.
Para solicitar uma informação on-line consulte os nossos contactos.
 
Qual é o tempo de resposta através da ajuda on-line?
Fazemos o máximo esforço para responder no menor tempo possível às questões on-line. O nosso objetivo é dar uma resposta imediata (dentro do horário de Atendimento ao Cliente). Ao pedir uma informação on-line dá-nos tempo para recolher mais dados acerca do seu tipo de envio ou questão, permitindo que prestemos um serviço mais eficiente.
Para solicitar uma informação on-line consulte os nossos contactos.
 
3. Problemas com transporte
 
Como posso saber o peso da encomenda que pretendo enviar?
Deverá utilizar uma balança ou um aparelho que lhe permita pesar a encomenda, antes de introduzir os dados. Se o peso da encomenda não corresponder ao peso inserido no nosso website, ser-lhe-á cobrada uma taxa extra pela diferença. Além disso, o estafeta poderá recusar-se a recolher a encomenda. 
 
 
O que é o peso volumétrico ou volume?
O peso volumétrico é o peso da encomenda, tendo em conta as suas medidas e o espaço que irá ocupar durante o transporte. Para calculá-lo utilize a seguinte fórmula: 
 
(comprimento x altura x largura) / N
 
O valor de “N” poderá variar por transportadoras. Poderá ser, por exemplo, 5000.
Para o cálculo da taxa, é considerado o maior valor entre o peso real e o peso volumétrico.
 
Por exemplo:
- Uma caixa de 100cm x 50cm x 50cm de balões tem um peso real de 4Kg e um peso volumétrico de 50Kg.
- Uma caixa de 15cm x 20cm x 20cm de chumbo tem um peso real de 30Kg e um peso volumétrico de 1Kg.
 
A caixa de balões pesa menos mas ocupa mais espaço. Todas as empresas de transporte utilizam o maior valor entre o peso real e o volumétrico para cálculo da taxa.
 
O Envio Expresso calcula automaticamente o peso volumétrico das suas remessas, em relação ao peso real, sem que tenha que se preocupar com o cálculo. Fazemos isso para si!
 
 
4. Recolha e Entrega
 
Como posso cancelar uma encomenda depois de ter sido pago e confirmado?
O Envio Expresso oferece um serviço em tempo real, através de uma integração informática com as transportadoras. No momento em que realiza um pedido, este é enviado diretamente para a empresa de transporte para prosseguir a recolha. Não é possível cancelar um pedido quando o mesmo já foi confirmado. Se pretender fazê-lo, entre em contacto connosco de imediato com o número de tracking e faremos os possíveis por cancelar a operação – porém não damos garantias de que o cancelamento seja conseguido. Depende do tempo decorrido, se o estafeta já se encontra a caminho, etc.
 
Que faço se desconheço o código postal da entrega?
Deverá saber a totalidade dos dados para realizar um pedido: endereços de recolha e entrega, códigos postais, nomes, etc. Tudo isto permite e facilita a entrega da encomenda. Por favor pesquise em www.ctt.pt, Google Mapas ou tente falar com o destinatário do seu envio.
 
O estafeta pode recusar-se a recolher a minha encomenda?
Sim. O estafeta pode recusar-se a recolher a encomenda se considerar que a embalagem não é a adequada para o artigo em causa ou para chegar ao destino em perfeitas condições.
Poderá também recusar-se na recolha, caso as medidas introduzidas no nosso website não correspondam com as medidas reais da encomenda ou por excesso de peso. Nestes casos, não há reembolso.
 
Eu posso escolher a hora da recolha?
Os possíveis horários de recolha dependem de cada transportadora. O Envio Expresso, sempre que possível, indica as possibilidades previstas, no ato da sua encomenda, dependendo do serviço que escolheu e da hora em que é realizado o pedido. Mas é sempre uma previsão.
 
O estafeta não recolheu a minha encomenda. Que devo fazer?
Caso não se encontre no local no momento de recolha, caso seja possível será contactado pelo estafeta para remarcar a recolha.
Se o estafeta não o contactar, poderá entrar em contacto connosco através da ajuda on-line para remarcação da recolha. Poderá enviar-nos um e-mail para clientes@envio-expresso.pt com o número de tracking ou através da ajuda on-line. Também deverá indicar novo dia disponível para recolha. Nestes casos poderá ser cobrada uma taxa suplementar.
 
Se a minha encomenda excede o tamanho ou peso, é entregue?
Se a sua remessa exceder o tamanho ou o peso submetido no ato de encomenda, é provável que o estafeta se recuse a recolhe-la. Nestes casos, segundo os nossos Termos e Condições, não há reembolso.
Se o estafeta recolher uma remessa que exceda o tamanho ou o peso submetido no ato de encomenda, esta poderá ser retida pelo transportador no momento de passagem pelo scanner de encomendas – adicionalmente será cobrada a diferença e uma taxa (valores a serem indicados).
Se os encargos pendentes não forem liquidados, o Envio Expresso reportará automaticamente a situação para o departamento jurídico.
 
Preciso entrar em contacto com a transportadora após submissão da encomenda?
Não. O Envio Expresso oferece um serviço em tempo real, através de uma integração informática com as empresas de transporte. No momento em que é submetida a sua encomenda, esta é diretamente enviada para a transportadora para que proceda à recolha.
 
O destinatário não recebeu a encomenda, que devo fazer?
Será provável que o envio esteja pendente de entrega. No caso da mesma não se ter realizado por ausência do destinatário, o estafeta poderá tentar contactar o destinatário para remarcar a entrega. A maioria dos estafetas tem incluído nas suas entregas serviços múltiplos.
É importante que acompanhe permanentemente o estado do seu envio, pelo que se não tiver sido realizada a entrega ao destinatário após várias tentativas, este será devolvido ao remetente, com os encargos resultantes.
 
Qual a cobertura do seguro da minha encomenda?
As encomendas têm um seguro gratuito incluído. Esta cobertura depende de cada serviço. O valor desta cobertura é especificado no ato de submissão da encomenda. Se a sua encomenda tem um valor acima do que a cobertura gratuita prevê, poderá obter uma cobertura adicional durante o processo de compra.
 
 
5. Acondicionamento
 
É necessário embalar o produto que pretendo enviar?
Sim, sempre! Cada produto deve ser convenientemente embalado de modo que possa ver enviado através dos nossos serviços. Todos os produtos devem ser cuidadosamente embalados, de preferência dentro de uma caixa de cartão com parede dupla e devidamente envolvidos com plástico ou papel com efeito amortecedor. A sua encomenda será manuseada muitas vezes pela transportadora, desde que é recolhido até à sua entrega, tanto em mão como em máquinas (tais como scanners do sistema de transporte).
Os produtos que não estejam devidamente embalados poderão ser recusados pelo estafeta e serão isentos de cobertura por danos.
Por favor, consulte os nossos conselhos de embalagem.
 
Existe alguma recomendação sobre embalagem de encomendas?
Sim. Poderá consultar os nossos conselhos de embalagem. Por favor, leia e siga as orientações, de modo que a sua encomenda seja entregue em ótimas condições. Os produtos que não estejam devidamente embalados são isentos de cobertura por danos.
 
 
6. Perdas e Danos na Encomenda
 
O que devo fazer se a encomenda for entregue danificada?
Se ao receber a sua encomenda se aperceber de que a mesma se encontra danificada, por favor assine a entrega, mas mencione no recibo de entrega detalhando os danos – se possível tire uma fotografia. É imperativo que assine o recibo, caso contrário não será possível efetuar uma reclamação.
Certifique-se da referência no recibo “Com danos”, pois caso no recibo conste “Em bom estado”, a sua reclamação não poderá ser atendida de modo satisfatório.
Nestes casos, deve conservar a embalagem no estado em que a recebeu, para que a mesma possa ser examinada, caso necessário. Poderá ainda tirar fotografias da encomenda danificada. Se não conservar a sua embalagem, a sua reclamação poderá ser anulada.
O destinatário da encomenda danificada deverá contactar o remetente a informar da situação. O Envio Expresso apenas receberá a reclamação se efetuada pela pessoa que contratou o serviço. Para apresentar a reclamação, por favor contacte-nos.
Todas as reclamações por danos deverão ser reportadas dentro dos 2 dias úteis seguintes à receção do envio e todas as reclamações por perda deverão efetuar-se dentro dos 28 dias corridos seguintes à data de contratação do serviço.
 
Devo assinar a entrega de uma encomenda se estiver danificada?
Sim. Se ao receber a sua encomenda se aperceber de que a mesma se encontra danificada, por favor assine a entrega, mas mencione no recibo de entrega “Com danos” (e respetivos danos). É imperativo que assine o recibo, caso contrário não será possível efetuar uma reclamação.
Certifique-se da referência no recibo “Com danos”, pois caso no recibo conste “Em bom estado”, a sua reclamação não poderá ser atendida de modo satisfatório.
Nestes casos, deve conservar a embalagem no estado em que a recebeu, para que a mesma possa ser examinada, caso necessário. Poderá ainda tirar fotografias da encomenda danificada. Se não conservar a sua embalagem, a sua reclamação poderá ser anulada.
O destinatário da encomenda danificada deverá contactar o remetente a informar da situação. O Envio Expresso apenas receberá a reclamação se efetuada pela pessoa que contratou o serviço. Para apresentar a reclamação, por favor contacte-nos, que nós indicaremos os procedimentos a seguir.
Todas as reclamações por danos deverão ser reportadas dentro dos 2 dias úteis seguintes à receção do envio e todas as reclamações por perda deverão efetuar-se dentro dos 28 dias corridos seguintes à data de contratação do serviço.
 
Como posso pedir uma indemnização por perdas ou danos de encomendas durante o transporte?
Como cliente do Envio Expresso, cuidaremos da gestão de todas as reclamações com as empresas de transporte em nome dos nossos clientes.
Por favor, não contacte diretamente a transportadora, porque se o fizer, abrirá uma incidência direta, não permitindo que nós possamos processar o seu pedido.
Para apresentar a reclamação, por favor contacte-nos, que nós processaremos o seu pedido.
 
Qual é o prazo para fazer uma reclamação?
Todas as reclamações por danos deverão ser reportadas dentro dos 2 dias úteis seguintes à receção do envio e todas as reclamações por perda deverão efetuar-se dentro dos 28 dias corridos seguintes à data de contratação do serviço.
Para apresentar a reclamação, por favor contacte-nos, que nós processaremos o seu pedido. 
 
É necessário conservar a embalagem no caso da encomenda chegar danificada?
Sim. Deverá conservar a embalagem no estado em que a recebeu, para que a mesma possa ser examinada, caso necessário. Poderá ainda tirar fotografias da encomenda danificada. Se não conservar a sua embalagem, a sua reclamação poderá ser anulada.
 
O que é preciso para fazer uma reclamação?
Para processar uma reclamação é necessário o seguinte:
- Formulário de pedido preenchido;
- Fotografia da encomenda;
- Fotografia da descrição da encomenda;
- Fatura com o valor da encomenda;
- Recibo de entrega assinado com a referência “Com Danos” (descrição de danos detalhados) no mesmo.
 
Quem pode fazer uma reclamação?
O Envio Expresso apenas receberá a reclamação se efetuada pela pessoa que contratou o serviço. Para apresentar a reclamação, por favor contacte-nos, que nós indicaremos os procedimentos a seguir. 
 
Qual o tempo estimado até que a minha reclamação esteja resolvida?
O tempo previsto pelas transportadoras para decidir uma reclamação poderá ser de 8 a 12 semanas. O Envio Expresso pretende que todas as reclamações sejam resolvidas no prazo máximo de 28 dias úteis.
 
Em que circunstâncias uma reclamação poderá não ter êxito?
Existem algumas circunstâncias em que uma reclamação não será aceite:
- Quando a encomenda esteja na lista de produtos proibidos ou restritos;
- Quando a encomenda não tenha sido transportada na embalagem adequada. 
 
7. Expedição Internacional
 
Para que destinos posso enviar com o Envio Expresso?
Para grande parte dos destinos europeus. Saiba todos os destinos através da ferramenta de comparação de preços ou consulte aqui a lista de destinos para envios internacionais.
 
O que é União Europeia (UE), e que países pertencem?
A União Europeia é uma associação económica e politica única de 27 países europeus. O transporte de mercadoria entre os países membros não necessita de quaisquer documentos adicionais (fatura comercial ou pró-forma). Apenas o documento de transporte e os endereços de documentos.
 
Lista de Estados Membros da UE aqui.
 
Eu tenho que fazer uma entrega fora da União Europeia. Que documentos devo anexar?
Cada transportadora exige que anexe um número específico de documentos da encomenda e faturas comerciais.
Se o envio é para fora da U.E. terá que anexar uma Fatura Comercial ou Pró-forma. Poderá utilizar a sua própria fatura ou a que disponibilizamos após o pagamento.
No momento de envio será informado de toda a documentação necessária, não se preocupe. Se tiver alguma dúvida, entre em contacto connosco através da ajuda on-line. 
O Envio Expresso não tem nenhuma influência sobre taxas e impostos aduaneiros. Em todos os casos, todos os impostos ou taxas devem ser pagos pelo destinatário da encomenda.
 
Tenho que pagar taxas alfandegárias ao enviar uma encomenda?
Não – se o envio é para fora da U.E. o destinatário é frequentemente responsável por impostos e taxas aduaneira, se houver.
Se o envio for dentro da U.E. não será cobrada qualquer taxa ou imposto aduaneiro adicional.
O Envio Expresso não tem nenhuma influência sobre taxas e impostos aduaneiros. Em todos os casos, todos os impostos ou taxas devem ser pagos pelo destinatário da encomenda.
 
Como devo descrever a encomenda na fatura comercial?
Seja o mais específico possível ao descrever a sua encomenda. Se a descrever como “presente” ou “objetos pessoais” aumenta a probabilidade de que seja retida e inspecionada. Caso envie mais do que um objeto na encomenda deverá enumerar e descrever cada um deles de modo a evitar atrasos. 
 
Qual o valor a colocar na encomenda?
O valor introduzido em situação alguma deverá ser “zero”. O valor definido será usado pelos serviços aduaneiros, em caso de aplicação de taxas e impostos. Se possível, deverá demonstrar, com um recibo de compra, o valor que introduziu para a encomenda.
 
Qual é o limite de peso para encomendas internacionais?
Para a maioria das transportadoras o peso máximo é de 50Kg. Se tiver de enviar uma encomenda com um peso superior, para um destino internacional, serão aplicados automaticamente ao preço base, encargos relevantes. Por favor efetue uma simulação para saber qual o limite de peso e respetivo destino.
 
 
8. Comentários e sugestões
 
Como posso fazer uma sugestão?
Os seus comentários e sugestões são muito importantes para o Envio Expresso. Procuramos constantemente melhorar os nossos serviços e representa um incentivo para nós que nos seja dito pelos nossos utilizadores como podemos melhorar. Por favor faça-o aqui.
 
Tem alguma sugestão para nós?
Por favor contacte-nos. Apreciamos qualquer comentário e sugestão que os nossos utilizadores façam de modo a melhorarmos o nosso atendimento e os nossos serviços.
 
 
9. Conta Pré-paga
 
Como posso efetuar carregamentos à minha conta pré-paga?
Para efetuar carregamentos à sua conta deverá estar registado. Na área de utilizador, da sua conta clique em “comprar crédito”. Poderá fazer carregamentos através de multibanco, Cartão de Crédito ou PayPal.
 
Posso carregar a minha conta pré-paga com qualquer valor?
Sim, desde que num montante superior a 5,00€. 
 
Como posso visualizar um extrato da minha conta pré-paga?
Ao aceder à sua área de utilizador, poderá visualizar o extrato da sua conta no campo que indica "Saldo". 
Relembramos que para visualizar estas informações deverá estar registado e ter efetuado o login.
 
Existem condições em relação ao pagamento das minhas encomendas com a minha conta pré-paga?
Para poder realizar um pagamento através da sua conta pré-paga, deverá ter um montante que cubra o valor total da encomenda. Não é possível fazer pagamentos parciais de uma encomenda através da sua conta pré-paga.
 
De quanto tempo disponho para utilizar o montante da minha conta pré-paga?
Não se preocupe. Dispõe de um ano para usufruir do montante carregado na sua conta pré-paga.
 
Em caso de alguma dúvida adicional, por favor, contacte-nos. Obrigado
 
Envio Expresso / 2015